Custos da qualidade
Introdução:
A busca por qualidade, a melhoria continua nos processos e redução de custos estende-se a toda empresa que deseja manter-se neste mercado global izado, onde cada vez mais, os custos são reduzidos e a busca pela perfeição em produzir produtos com qualidade está cada vez maior. No entanto o investimento por parte das indústrias em busca da qualidade deve ser mensurado financeiramente, pois caso contrário tem-se uma expectativa de que o aumento na qualidade, nos processos de produção, na aquisição de matérias-primas com qualidade superior, reduza custos ou aumenta a receita.
Com o advento da globalização, as empresas passaram a oferecer seus produtos e serviços em qualquer parte do mundo. Além disto, as formas de produção foram otimizadas através da automação e da informatização. Este processo desencadeou em consumidores exigentes que buscam produtos com qualidade aliados com baixo preço. Neste contexto, controlar custos e oferecer produtos com qualidade é o que a empresa precisa para manter-se competitiva. A qualidade deixou de ser uma fonte de vantagem estratégica para ser uma vantagem competitiva (KAPLAN; NORTON, 1986).
Justificativa:
A justificativa pela escolha do tema “Custos da Qualidade”, esta embasada na importância fundamental que os custos agregados a um produto ou serviço estão diretamente ligados à projeção de uma empresa no mercado, porque não dizer sobrevivência ao mundo globalizado traçado e inevitável em nossos tempos; e o resultado esta na proporcional relevância dada por cada empresa na forma de gestão da qualidade, detecção de problemas, medidas corretivas e preventivas e força decisória para a otimização destes custos.
Objetivo:
Proporcionar conhecimentos básicos sobre “Custos da Qualidade”, sua aplicabilidade, importância e provocar interesse pelo assunto, que é de grande relevância para as empresas que realmente pretendem serem competitivas na atual conjuntura econômica