Contabilidade
Toda e qualquer organização utiliza-se da contabilidade independentemente de seu tamanho ou constituição jurídica.
Os usuários são pessoas que se interessam pela saúde da empresa, e encontram na contabilidade suas respostas, podendo ser usuários internos como externos, ambos com interesse diferenciados.
Por esse motivo as informações geradas pela entidade devem ser claras o suficiente para a avaliação da situação patrimonial e das mudanças sofridas em seu patrimônio.
5.1 – Grupos de Pessoas e de Interesses que necessitam da informação contábil
5.2 – Sócios, Acionistas e Proprietários de quotas societárias de maneira geral;
São pessoas interessadas antes de tudo na rentabilidade e segurança de seus investimentos, necessitam de informações resumidas que dêem respostas objetivas e confiáveis.
Normalmente essas pessoas têm suas dúvidas sanadas através de relatórios feitos pela contabilidade financeira e são explicados pela administração através de reuniões ou assembléias.
5.3 – Administradores, Diretores e Executivos dos mais variados escalões.
O Interesse nos dados contábeis dessas pessoas é de uma profundidade muito maior, já que são os responsáveis pelas tomadas de decisões dentro das empresas.
Nesse caso a contabilidade fornece a esses administradores um fluxo contínuo de informações sobre os mais variados aspectos da gestão financeira e econômica das empresas.
5.4 – Bancos, Capitalistas, Emprestadores de Dinheiro
Para essas entidades e pessoas, as informações passadas pela contabilidade são também de uma maior profundidade,mas, são mais focadas nos fluxos financeiros no caso dos emprestadores de dinheiro cujo único interesse é a rentabilidade e segurança de retorno de seus investimentos.
5.5 – Governo e Economistas Governamentais
As repartições e os economistas governamentais têm duplo interesse nas informações contábeis. Em primeiro lugar com tais