Customização, Custo ABC e Custo de Oportunidade
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA
SÃO PAULO – 2013
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais têm surgido vários trabalhos sobre custos, tais como, artigos, livros, monografias, dissertações e teses, o que vem colaborar com os estudos e avanços deste ramo.
Sendo assim, este trabalho vem dar uma contribuição nas pesquisas nesta área. O trabalho mostra considerações gerais sobre os sistemas de customização, custo abc e custo de oportunidade.
Para tanto, custos devem ser entendidos como um ramo da contabilidade que cuida de apurar os valores para a produção de bens, mercadorias e serviços para fins de apuração do resultado e mensuração dos estoques de produtos acabados e/ou de produtos e serviços em acabamento, além de fornecer informações gerenciais.
CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA
A Customização em Massa é uma estratégia de negócios relativamente recente que foi idealizada em meados dos anos oitenta, emergiu no meio empresarial em meados dos anos noventa, e, desde então tem sido adotada por muitas empresas devido ao diferencial competitivo que propicia. O objetivo desta estratégia é atender os desejos individuais dos clientes em grande escala e com maior lucratividade para a empresa. A adoção bem sucedida da Customização em Massa exige profundas alterações em áreas críticas das empresas. O objetivo do presente trabalho é, num primeiro momento, avaliar quais são essas áreas críticas que necessitam mudanças, e num segundo momento, quais são os elementos capacitadores necessários.
O trabalho apresenta um modelo conceitual de definições sobre capacitação organizacional, competência funcional, técnicas operacionais e recursos organizacionais. Posteriormente verificou-se a influência destes elementos nos processos e como se dá a aplicação dos mesmos em diferentes setores industriais. A realização deste estudo baseou-se em