A geração de valor para os clientes e a logística integrada
No atual contexto de globalização, observa-se um crescente aumento da concorrência entre as empresas. Por isso, é de fundamental importância que as empresas busquem estratégias que visem reduzir custos e ao mesmo tempo agregar valor aos seus clientes. Sendo que, de acordo com Ching (2009, p. 83), “Valor agregado ao cliente pode ser entendido como proporcionar ao cliente produtos e serviços que têm um valor maior do que os oferecidos por concorrentes em mercados semelhantes.”.
Ou seja, para que uma empresa tenha vantagem competitiva ela deve se destacar diante de seus clientes. E uma das formas da empresa atingir esse objetivo é por meio da adoção do Supply Chain, o qual gera a integração de toda a cadeia de logística da empresa. Essa integração envolve tanto as diversas áreas da empresa, quanto os fornecedores, distribuidores e, inclusive, os clientes. De modo geral, segundo Ching (2009, p. 67):
A gestão da cadeia de supply chain é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final, procurando administrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o beneficio de todos os envolvidos.
Cabe destacar que, para criar valor para os clientes, as empresas devem investir na qualidade, no serviço prestado ao cliente, no preço e no prazo de entrega. Mas isso a empresa não é capaz de conseguir sozinha. É preciso que haja a cooperação de seus fornecedores para que a empresa consiga atingir esse nível de excelência. Portanto, é importante que as empresas mudem sua postura diante de seus fornecedores, e passe a vê-los como verdadeiros parceiros para que, juntos, possam reduzir seus custos e ainda agregar valor aos seus clientes.
Essa cadeia de logística integrada é composta pela logística de suprimentos (relações fornecedor-empresa), logística de produção (relacionada