Contabilidade de Custos
E MÉDIAS EMPRESAS
Cleber Cassio de Almeida
Curso: Ciências Contábeis
Instituto de Ensino Superior COC
Centro Universitário Uniseb – Ribeirão Preto/SP
RESUMO
O presente trabalho estuda os benefícios encontrados na utilização da gestão estratégica de custos com aplicação da metodologia de custeio baseado em atividades em pequenas ou médias empresas. Dentro deste contexto, estuda a relação entre a utilização do custeio baseado em atividade e a percepção acerca das agressões ao meio ambiente e contribuições que podem ser realizadas ao desenvolvimento sustentável. São abordados conceitos teóricos sobre as características da pequena e média empresa, a gestão estratégica de custos e a questão da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável nas organizações em um ambiente de evolução da conscientização ambiental e da competição global. O trabalho explora a implantação desta metodologia em uma média empresa através do acompanhamento de um caso, verificando e confrontando questões teóricas sobre o ambiente peculiar em que se insere este tipo de organização e verificando as adaptações necessárias para que esta técnica gere resultados positivos.
Trazendo também em consideração o ponto de equilíbrio, como sendo uma das principais ferramentas na contabilidade de custos e administração financeira.
Palavra Chave: Gestão de Custos, Custos Operacionais, Planejamento Estratégico.
INTRODUÇÃO
2
Muitas vezes as pequenas e médias empresas, ao compararem o seu volume de vendas com o reflexo em caixa, percebem um resultado abaixo do esperado. A conclusão mais simples que chegam é que deveriam aumentar os preços de seus produtos e serviços.
Em uma economia estável como a que o Brasil registra hoje, esse pode ser um dos caminhos mais comuns a ser utilizado, desde que o reajuste efetuado seja absorvido pelo mercado e reflita no aumento do volume de negócios. Em contrapartida essa medida pode ser