Acidente Vascular hemorrágico
O que é?
O acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) se caracteriza pelo sangramento em uma parte do cérebro, em consequência do rompimento de um vaso sanguíneo. Pode ocorrer para dentro do cérebro ou tronco cerebral (acidente vascular cerebral hemorrágico intraparenquimatoso) ou para dentro das meninges (hemorragia subaracnóidea).
Fisiopatologia:
O tecido nervoso depende totalmente do aporte sanguíneo para que as células nervosas se mantenham activas, uma vez que não possui reservas.
A interrupção da irrigação sanguínea e consequente falta de glicose e oxigénio necessários ao metabolismo, provocam uma diminuição ou paragem da actividade funcional na área do cérebro afectada (Rocha, 2003).
Se a interrupção do aporte sanguíneo demorar menos de 3 minutos, a alteração é reversível, no entanto, se ultrapassar os 3 minutos, a alteração funcional pode ser irreversível, provocando necrose do tecido nervoso.
Sintomas de AVC
Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.
Tratamento do AVC hemorrágico
O tratamento do AVC hemorrágico pode ser feito através de uma cirurgia no cérebro ou com a adminstração de medicamentos, dependendo do tamanho da lesão, da sua localização e do estado do paciente.
A cirurgia tem como objetivo retirar o sangue derramado de dentro do cérebro, remover o coágulo de sangue que possa ter causado a ruptura, fechar o aneurisma e aliviar o excesso de pressão dentro do cérebro causado pelo sangramento.
O tratamento clínico consiste no uso de medicamentos para