CUSTO
GESTÃO DE CUSTOS EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS: UM
ESTUDO DE CASO
AUTORES:
Claudecir Bleil
Cézar Volnei Mauss
Giovani Urbanski
Edson Pedro Zambon
Julho, 2011
2
Gestão de Custos em uma Empresa de Serviços Contábeis: um Estudo de
Caso
Resumo
Com as constantes e atuais mudanças na contabilidade e a valorização de seus profissionais percebe-se a necessidade da alteração de postura de alguns empresários contábeis em relação à gestão dos negócios empresariais. Nesse contexto a própria prática contábil faz com que os mesmos gerenciem seu próprio negócio para, então, orientar seus clientes rumo a um bom desempenho econômico. Para isso existem várias técnicas e instrumentos de gestão como, por exemplo, a contabilidade de custos que visa mensurar e analisar os produtos, o resultado global das corporações e suas unidades de negócio. Dessa forma realizou-se um estudo de caso exploratório e quantitativo que teve por objetivo analisar o resultado dos principais clientes de uma empresa de serviços contábeis da cidade de Erechim, norte do Rio Grande do
Sul. Com a aplicação do método de custeio direto foi possível gerar uma série de informações e análises gerenciais do resultado da empresa e de seus principais clientes. O método de custeio utilizado demonstrou-se eficaz para na mensuração e análise de resultado na área de serviços contábeis, gerando informações úteis para a tomada de decisões.
Palavras chave: Empresas de serviços contábeis, Gestão de Custos, Custeio Direto.
Área Temática: Contabilidade Gerencial
1 INTRODUÇÃO
Em um cenário de constante mudança no mercado e a transformação da Ciência
Contábil nota-se também uma mudança nas empresas que prestam serviços de contabilidade, até então conhecidas como “Escritórios de Contabilidade”, que com o passar dos anos passam a ser vistas como Empresas de Serviços Contábeis.
Conforme Fabri e Figueiredo (2000) o negócio da empresa de contabilidade é fornecer informações, sendo seu