Custo padrão
O método do custo-padrão tem como função principal fornecer suporte para o controle de custos da empresa, proporcionando um padrão de comportamento para os custos.
O custo-padrão é o custo estimado, isto é, calculado antes mesmo de se iniciar o processo produtivo, com base em estudos, dados de períodos anteriores e por meio de experiências simuladas, levando em conta eventuais deficiências existentes nos materiais e insumos de produção, na mão de obra, etc. A empresa pode fixar como padrão, custos para cada produto a ser fabricado.
O custo-padrão não precisa ser contabilizado. Na maioria dos casos ele é calculado apenas extra contabilmente.
Desse modo, torna-se um importante instrumento para a administração avaliar o desempenho da produção, servindo inclusive de base para tomadas de decisões enquanto não se conhece o custo real.
Finalidade do custo-padrão
A grande finalidade do Custo-Padrão é o controle dos custos, tendo como objetivo o de fixar uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido. O custo-padrão não elimina o Real, nem diminui sua tarefa, aliás, a implantação do padrão só pode ser bem sucedida onde já exista um bom Sistema de Custo Real.
Outra grande finalidade do Custo-Padrão, decorrente da adoção de qualquer base de comparação fixada para efeito de controle, é o efeito psicológico sobre o pessoal; se o padrão for fixado considerando-se metas difíceis, mas não impossíveis de serem alcançadas, acabará por funcionar como e desafio de todo o pessoal envolvido no processo.
As vantagens do custo-padrão são: eliminação de falhas nos processos produtivos, aprimoramento dos controles, instrumento de avaliação do desempenho, contribuírem para o aprimoramento dos procedimentos de apuração do custo real e rapidez na obtenção de informações.
Tipos de padrões
Custo-Padrão ideal
O Custo-Padrão Ideal, em franco desuso, é um custo determinado