Custo da Necessidade Gerenciando Gastos na Copa do Mundo
COPA DO MUNDO 2014 - AMAZONAS
Custo da Necessidade – Gerenciando Gastos na Copa do Mundo
São Paulo
2015
COPA DO MUNDO 2014 - AMAZONAS
RA
INTEGRANTES
20600331 denis ALVES
20462513
jimmy anderson
20304966
leandro catozzo
20274785
roxana sera
Custo da Necessidade – Gerenciando Gastos na Copa do Mundo
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Projeto Integrado VI, do curso de Ciências Contábeisda Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Ms. Cleiton Almeida da Silva.
São Paulo
2015
RESUMO
A Realização da Copa do Mundo no Brasil chamou a atenção do mundo para o nosso país, afinal o futebol é o esporte considerado a paixão nacional do brasileiro, além de ser o esporte mais praticado na maior parte do mundo.
Para se hospedar um evento internacional de tal porte foi imprescindível uma organização e administração pública dos mais altos níveis de responsabilidade e qualidade, o padrão FIFA. A grande vantagem de sediar uma Copa do Mundo é atrair investimentos que possibilitem melhorias urbanas e sociais, que vão desde a infraestrutura das cidades, melhoria dos transportes públicos, aeroportos, segurança, setor tecnológico e até a criação de novos empreendimentos e aumento de empregos.
A pesquisa mostrou que no Estado do Amazonas, o fato de organizar e sediar a Copa FIFA 2014 influenciou sim a distribuição do volume de recursos públicos destinados a esse Estado. Em comparativo com o balanço de 2014, a verba orçada para a reconstrução do estádio Arena do Amazonas representa 68,27% do total orçado para educação e saúde da cidade de Manaus para o ano inteiro. Também, nas fontes disponíveis não é mencionado quais foram os efeitos benéficos trazidos para a população.
Introdução
Contexto
O futebol, um dos esportes mais populares no mundo, é um fenômeno social central no Brasil, popularmente considerado como uma paixão nacional.
O futebol se