FACULDADE ESTACIO ATUAL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GLEICIANE DOS REIS LIMA
A CONTABILIDADE DOS PARTIDOS POLITICOS
BOA VISTA – RR
2015
GLEICIANE DOS REIS LIMA
A CONTABILIDADE DOS PARTIDO POLITICOS
Proposta de apresentação do Trabalho de Graduação como requisito para a obtenção de nota da av1 em disciplinas do 7º semestre do curso Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio Atual.
Orientadora: Profª. Luciana Mara
BOA VISTA – RR
2015
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEMA: A Contabilidade dos partidos políticos.
PROBLEMA: Que critérios levam a um real julgamento das contas de um processo eleitoral?
1 - OJETIVO GERAL: Evidenciar as mudanças após a promulgação da Resolução Nº. 21.841/ 04 no que dispõe a Lei Nº. 9.096/95, que disciplina a prestação de contas dos Partidos.
2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 – 1. Conhecer a prestação de contas.
2 – 2. Entender a relevância da aplicação da escrituração contábil nas prestações de contas dos partidos políticos.
2 – 3. Identificar os reflexos
A CONTABILIDADE DOS PARTIDOS POLÍTICOS
Os Partidos políticos, pessoas jurídicas de direito privados tem a oportunidade de buscar dados relevantes a respeito dos recursos utilizados pelos Partidos e, buscando aprimorar o desempenho nos métodos anteriormente adotados para contabilizar seus gastos que passaram a ter maior significado após a promulgação da Resolução Nº. 21.841/ 04 no que dispõe a Lei Nº. 9.096/95, que disciplina a prestação de contas dos Partidos, evidentemente, eles devem, também, e, principalmente, respeitar, cumprir e defender o princípio da legalidade expresso na mesma Constituição.
A nova resolução prevê um período de transição para que os órgãos partidários se adaptem ao novo sistema. Os diretórios nacionais dos partidos políticos terão de adotar a escrituração digital para a prestação de contas que é determinada pela Constituição Federal (artigo 17, inciso III)
a