Custo Aluno Qualidade
Mestrado em Educação
Disciplina: Economia e Gestão da Educação
Semestre: 1/2014
Professor: Candido Gomes
Aluna: Mariana Braga
BRASIL. Robert E. Verhine. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Org.). Pesquisa Nacional qualidade na educação: Custo-aluno- qualidade em escolas de educação básica 2 etapa. Brasília: Inep/Mec, 2006. 81 p.
RESENHA
O presente relatório apresenta a pesquisa custo-aluno-qualidade em escolas públicas de educação básica desenvolvida nacionalmente, por universidades públicas federais e estaduais. Expõe-se os resultados gerais relativos ao custo de manutenção do ensino e ao custo econômico de alunos de educação básica, a partir da análise dos dados do Banco Escola – BR, montado a partir dos estudos realizados em 95 escolas públicas, rurais e urbanas de 44 municípios em 8 estados. A pesquisa buscou definir o custo-aluno com a proposta de subsidiar políticas públicas relativas ao fundef/fundeb. Para isso, considerou o custo de manutenção do ensino e o custo econômico total.
Os resultados do presente estudo indicam que há variações e tendências distintas dos custos da educação básica de acordo com os níveis e modalidades de ensino incluindo: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e as modalidades de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional.
Revelou-se que em média o custo-aluno-ano de qualidade situa-se em torno de R$ 2.000,00, um valor bem superior ao estabelecido pelo Fundef. A pesquisa revelou que o principal componente do custo-aluno é o custo de pessoal, sendo que 59% do custo total referem-se a gastos com professores e 84% gastos com docentes e funcionários. O custo-aluno é mais elevado nos extremos da hierarquia da educação básica, ou seja, na creche e no ensino médio profissional e são mais baixos no ensino fundamental.
O autor destaca que os achados e conclusões aqui reportados devem ser interpretados com muita