Introdu Ao Visualg
Introdução 2
1. Formato Básico do Pseudocódigo 3
2. Tipos de Dados 3
3. Nomes de Variáveis e sua Declaração 4
4. Constantes e Comando de Atribuição 4
4.1. Operadores Aritméticos 5
4.2. Operadores de Caracteres 5
4.3. Operadores Relacionais 6
4.4. Operadores Lógicos 6
4.5. Comandos de Saída de Dados 6
4.6. Comando de Entrada de Dados 7
4.7. Comando de Desvio Condicional 7
5. Conclusão 8
6. Bibliografia 9
Introdução
O Visualg (Visualizador de Algoritmo) é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como um programa normal de computador.
Um bom recurso para quem está iniciando no aprendizado de algoritmos, não só para praticar a sua criação, mas também para melhor entender sua execução por meio do visualizador de variáveis que funciona como um depurador.
O Visualg atualmente encontra-se na versão 2.5 e possui recursos como simulação da "tela" do computador, visualização de variáveis, breakpoints, ajuda on-line, impressão das fontes e outras características que auxiliam o aprendizado das técnicas de programação.
A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol".
A ideia de escrever este programa nasceu a partir de uma necessidade: uma ferramenta que permitisse aos alunos iniciantes em programação o exercício dos seus conhecimentos num ambiente próximo da realidade.
1. Formato Básico do Pseudocódigo
O formato básico do pseudocódigo é o seguinte: algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data :
// Seção de Declarações inicio // Seção de Comandos fimalgoritmo A primeira linha é composta pela palavra-chave algoritmo seguida do seu nome delimitado por aspas duplas, este é usado como título nas janelas de leitura de dados. A seção que se segue é a de declaração de variáveis, que termina com a linha que contém a palavra-chave inicio. Deste ponto em diante está a