CUSTEIO-META (TARGET COST)
BÁRBARA PEREIRA DE ARAÚJO Nº 700.700
MAYARA MILSON RIZZATO N° 700.705
THAÍS DIAS RODRIGUES ALVES N° 700.697
ANÁLISE DE CUSTOS
PROFESSOR VALDIR DEMARCHI
CUSTEIO-META (TARGET COST)
SANTO ANDRÉ
2013
Conceito de Custeio-Meta O custeio meta caracteriza-se como uma metodologia por meio da qual o preço é determinado pelo mercado. Sobre esse preço de venda possível, calcula-se uma margem desejada de lucro, e o que sobrar é o custo máximo que a empresa deverá perseguir, eliminando desperdícios e atividades que não adicionam valor. (IUDÍCIBUS, 1995)
O destaque dessa simples e lógica técnica foi a colocação da seguinte questão: o que têm os custos a ver com a fixação do preço de venda? O mercado é de fato aquele que determina o preço e, portanto, a partir do método de custeio meta, o custo é fixado a partir do valor que o mercado está disposto a pagar. (CARVALHO, 2002)
O que acontece no custeio-meta é que ao invés de o custo levar ao preço, o preço conduz aos custos.
O preço-meta é a estimativa de preço do produto (ou serviço) que o consumidor potencial está disposto a pagar. Essa estimativa baseia-se na percepção do valor do produto aceito pelo cliente e das respostas dos concorrentes. O lucro operacional-meta por unidade é o lucro operacional que a companhia deseja obter na venda de cada unidade de produto (ou serviço). O preço-meta conduz o custo-meta. O custo-meta unitário é a estimativa do custo unitário de longo prazo de um produto (ou serviço) que, quando vendido pelo preço-meta, permite que a empresa alcance o lucro operacional-meta unitário. O custo-meta unitário é obtido da dedução do lucro operacional-meta unitário do preço-meta. (HORNGREN, FOSTER e DATAR, 2000)
Os custos variáveis e fixos são utilizados no cálculo do custo-meta, pois a empresa deve ter todos os seus custos cobertos, a longo prazo, pelos preços e receitas.
O custo-meta surge como instrumento