Supercondutores
LER SUMÁRIO
INTRODUÇÃO: FAZER UMA BREVE PASSAGEM HISTÓRICA DA SUPERCONDUTIVIDADE:
OS ESTUDOS DA SUPERCONDUTIVIDADE TÊM COMO BASE, ENTRE OUTRAS COISAS, AS LEIS DO ELETROMAGNETISMO. MAS NEM SEMPRE TIVEMOS ELETROMAGNETISMO E SIM, ELETRICIDADE E MAGNETISMO. A PARTIR DE HANS CHRISTIAN ORSTED QUE COMEÇA A DESENVOLVER A TEORIA DO ELETROMAGNETISMO, CONSOLIDADO POR JAMES CLERK MAXWELL. PARA ISSO, MOSTRA-SE A EVOLUÇÃO DAS IDEIAS DA ELETRICIDADE, DO MAGNETISMO, E A LIGAÇÃO ENTRE ESSAS DUAS TEORIAS.
NA FÍSICA MODERNA A SUPERCONDUTIVIDADE ERA CITADA COMO O MAIOR ENIGMA NÃO RESOLVIDO NA FÍSICA MODERNA, E ESSES RESULTADOS DAVAM APOIO ADICIONAL À IDEIA DE QUE OS EFEITOS CORRELACIONADOS AOS ELÉTRONS INCLUINDO A SUPERCONDUTIVIDADE DE ALTA TEMPERATURA DECORREM DOS PONTOS CRITICOS QUÂNTICOS, ESSE ENIGMA NO MUNDO DA FÍSICA SÓ FOI RESOLVIDO APARTIR DE 1911, QUANDO O ENTENDIMENTO DESTE FENÔMENO COMEÇOU A SER DESENVOLVIDO.
A SUPERCONDUTIVIDADE SURGIU DA BUSCA INCESSANTE DO HOMEM EM CONSEGUIR ALGO ONDE O RENDIMENTO É IGUAL A 0, OU SEJA, SEM PERDA DE ENERGIA, NESTA GRAVURA FEITA POR LEONARDO DA VINCI , ELE AFIRMAVA QUE ERA IMPOSSIVEL CONSEGUIR ESTE FEITO POIS(EXPLICAR)....
POREM O NOSSO ASSUNTO TRATADO AFIRMA O CONTRÁRIO, É POSSIVEL SIM ALCANÇAR A RESITÊNCIA 0.
FALAR CADA OBJETIVO ESPECIFICO E PARA CADA, FALAR ALGUMA MERDA LÁ, APENAS PARA ENRROLAR.
LER A METODOLOGIA E ENRROLAR NOVAMENTE.
DESCOBERTA:
O FENÔMENO FOI DESCOBERTO EM 1911, EM LEIDEN, NA HOLANDA, POR UM GRUPO LIDERADO POR HEIKE KAMERLINGH ONNES. ELE ESTAVA PROCURANDO ENCONTRAR A RESPOSTA DE METAIS EM TEMPERATURAS MUITO BAIXAS MEDINDO A RESISTIVIDADE E FOI SURPREENDIDO POR UMA MEDIÇÃO DE MERCÚRIO METÁLICO.
ONNES E SEU GRUPO ESTAVAM PROCURANDO MEDIR A RESISTÊNCIA DE VÁRIOS METAIS E O MERCÚRIO EXIBIU UMA TRANSIÇÃO, QUE POSTERIORMENTE FOI BATIZADA DE SUPERCONDUTORA, EM 4,2OK. A TRANSIÇÃO FOI IMEDIATAMENTE IDENTIFICADA COMO UM ERRO EXPERIMENTAL. COM A REPETIÇÃO DO EXPERIMENTO,