Target costing
4.1 Enquadramento
Tendo em vista o contexto competitivo no qual as organizações estão inseridas e a necessidade de um método de gestão de custos adequado e que os evidencie antes mesmo de ocorrerem, é desenvolvido o sistema “Target Costing" ou Custo-Meta.
O Target Costing tem a sua origem no japão na década de 60, mais propriamente no ano de 1965 na Toyota, portanto tem a sua origem e desenvolvimento no meio empresarial.
A Toyota foi pioneira na década de sessenta, é este o método que ela usa para obter características de alta qualidade a um preço competitivo.
O Target Costing é uma metodologia que envolve todas as fases de um projeto, na qual a gestão de custos desempenha um papel de extrema importância.
O uso do Target Costing permite á empresa desenvolver um produto para atingir um determinado lucro desejado, satisfazendo ao mesmo tempo as expectativas dos clientes em termos de atributos de qualidade e produto. 4.2 Definições de Target Costing
Target significa alvo, meta ou objetivo. A expressão Target Cost significa, então, custo-alvo, ou seja, o custo que se deseja atingir na produção de determinado bem ou serviço, para obtenção de preço que seja competitivo no mercado, e que garanta, ao mesmo tempo, lucro para a organização.
O Custo-Alvo ou Custo Meta, é o custo máximo admissível de um produto ou serviço, tendo em consideração o preço de venda e a rentabilidade desejada.
Pode ainda ser definido como o montante de custo na qual a produção pode incorrer de forma a obter o lucro desejado para determinado produto ou serviço.
Ou ainda, Target Costing, consiste em uma metodologia utilizada estrategicamente, para projetar e fabricar um produto dentro de um montante máximo admitido de custos, assegurando uma margem de lucro desejada diante de um preço de venda já determinado pelo mercado
4.3 Target Costing – Ciclo de Vida de um Produto
O Target Costing aparece associado às teorias de gestão de custos que tem como base a