Custos Industriais
No atual mercado competitivo, não há margem para erros em tomadas de decisões e dentro deste cenário busca-se neste trabalho mostrar a importância de um sistema de custeio que auxilie as tomadas de decisões de forma eficiente e confiável para uma boa gestão empresarial. Trata-se neste trabalho as várias ferramentas de custeio que podem ser utilizadas e pondera-se a respeito dos riscos que o uso indevido dessas informações pode trazer para as organizações. Nas metodologias utilizadas analisa-se o sistema de custeio tradicional e a teoria das restrições, Custo-Meta ou Target Cost como ferramentas de tomada de decisões. Palavras chave: Gestão de custos. Planejamento. Competitividade.
Introdução
Atualmente busca-se dentro das empresas entre outras metas otimização de resultados, remunerar o capital dos sócios e o principal ganhar dinheiro. Para alcançar estes objetivos as informações relacionadas a custos possuem grande importância, porém com a variedade de nomenclaturas e opções de sistemas de custeios essas questões não ganham respostas obvias como as metas estabelecidas. Essa diversidade de sistemas de custeio tem gerado muitas dúvidas se o modelo adotado atualmente é o mais apropriado para a empresa e se tratando do item planejamento confiabilidade é a base para um bom planejamento e execução do mesmo.
Quando o assunto é custos a maioria dos gestores ou empresários possuem uma opinião a respeito, mesmo sendo essa errada ou não para direcionar horizontes do seu negócio, mas o grande problema é saber se estes custos são os corretos para a necessidade da empresa.
Somente para o fisco, que podemos dizer que o modelo de custos das empresas é o mais apropriado e esta correto, pois existem alguns parâmetros, leis e regras estabelecidos que devem ser obedecidos para apuração do resultado da empresa e assim obter lucro para cálculo do imposto de renda.
Com exceção do exemplo acima, não existe um modelo de custos universal que possa ser