Custos Industriais
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Disciplina: Custos Industriais
Professor: Msc. Harlenn Lopes
Turma: Engenharia Industrial 2010
TRABALHO DE CUSTOS INDUSTRIAIS
Aluno: Rafael Nunes Dias
10442002702
Abaetetuba
2013
Introdução
Atualmente para fabricação de qualquer produto se tem custos, que podem ser diretos e indiretos e associado aos custos indiretos se tem base de rateio. Esse trabalho abordará esses conceitos de custos através da elaboração de alimento (faturado), o produto escolhido para aplicar esses conceitos foi à preparação de doce chamado de moranguinho. Receita para preparação do doce moranguinho:
1 lata de leite condensado;
1 colher(sopa) de manteiga;
1 pacote de ki suco;
Modo de preparar:
1 - Numa panela, misture uma lata de leite condensado, uma colher (sopa) de manteiga e um pacote de ki suco de morango, leve ao fogo, deixe apurar por mais ou menos 15 minutos;
2 - Retire do fogo de e deixe amornar;
3 - Faça bolinhas, passe pelo açúcar cristal.
O tempo de preparo 20 minutos rende 50 porções.
Custos Diretos são aqueles que podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada bem ou função de custo. É aquele que pode ser identificado direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Custos indiretos é o custo que não se pode associar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem de mão de obra direta, gasto com energia, com base em horas/máquinas utilizada, etc.
Base de rateio é um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a