CUSTEIO ABC
CUSTEIO ABC
Belo Horizonte
2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os aspectos sobre o Sistema de Custeio ABC, onde permitirá o leitor ter uma abordagem mais ampla sobre o seu conceito e a sua real dimensão de aplicabilidade.
O sistema de custeio ABC é representado pela apropriação dos custos indiretos de produção ao produto fabricado. Esse critério de Custeio e outros passou a ser uma ferramenta fundamental para as empresas a partir da revolução industrial e da era da informação digital onde as empresas passaram a questionar o qual o real valor de seus custos de produção.
Através desse questionamento surgiu uma preocupação principal para as empresas, como elas deveriam controlar seus custos? Assim as empresas passaram a dividir seus custos de produção em Custos Diretos e Indiretos, procurando sempre formas mais precisas adequadas para identificar os mesmo.
Para Ribeiro (2009) o conceito ABC basea-se em um sistema de custeio que se caracteriza pela atribuição dos custos indiretos os chamados CIP’s aos produtos fabricados, é muito utilizados pelas empresas nos dias atuais por ser considerado o criterio mais seguro e eficaz de ratear os custos indiretos de fabricação.
O principal objetivo das empresas é o lucro e para elas quanto mais lucro melhor pois, assim elas poderão investir em infraestrutura e distribuir dividendos aos seus acionistas, não passarão aperto financeiro e garantirão a sua continuidade.
Com a cocorrẽncia do mercado hoje em dia cada vez mais acirrada, os gestores não podem simplesmente aumentar o valor de seus produtos objetivando também aumentar seus lucros pois, com essa prática a venda de seus produtos diminuiria no caso de haver também outros produtos no mercado. Os gestores devem acompanhar sempre o preço de marcado e quando seu produto é de grande cocorrência com produtos de outras marcas, deverá estipular o preço de seus produtos ao