Curva s
13
200
.
$ Acumulado
A Curva “S” é um tipo de curva de acumulação, instrumento destinado ao acompanhamento periódico da evolução de uma variável, sejam elas: faturamento, custos, quantidade de produção, etc. Leva esta denominação porque, comumente, a curva de acumulação lembra a forma de “S”, sendo um instrumento de fácil visualização. Sua aplicação a projetos permite, facilmente, comparar o acumulado dos desembolsos realizados com os orçados.
Sob a forma clássica, sua utilização é recomendada para a análise do comportamento dos fluxos de caixa, quando permite verificar se ocorre compatibilidade entre o fluxo previsto e o efetivamente realizado.
Isto é, se os recursos dispendidos correspondem àqueles previstos ou se estão ocorrendo em quantidades abaixo ou acima do previsto.
A Curva ”S” permite também:
100
50
25
23
21
19
17
15
13
11
9
7
5
0
1
14.1 – Introdução.
150
3
Curva S -
C RVA"S"
U
tempo
a) Definir o montante dos recursos financeiros necessários à realização de um projeto, a serem aplicados dentro do tempo programado; b) Em cada unidade de tempo, definir os limites máximo e mínimo dos recursos financeiros a serem investidos e necessários a atender os prazos contratuais;
c) Subsidiar a aplicação dos métodos de controle de produção e desempenho a exemplo do ID – Índice de Desempenho e do
Método do Valor do Trabalho Realizado;
d) Verificar se o orçamento em realização atende ao que foi programado e se esta ocorrendo aplicação de recursos acima ou a menor do que foi programado;
e) Mostrar a necessidade de um replanejamento dada à evidência de possível ultrapassagem de prazos contratuais e o
Eng.º Antonio Victorino Avila, MSc
descumprimento dos desempenho em curso.
Planejamento
custos
planejados,
mantido
o
14.2 – Definições.
a) Curva S - á a curva formada pelo somatório dos custos acumulados de um projeto em cada unidade