Curva s
As empresas são como grandes organismos vivos. Assim como seres humanos, as empresa nascem, crescem, envelhecem e morrem.
As empresas possuem as seguintes fases dentro de seu Ciclo de Vida, são elas:
Algumas características específicas de cada fase do Ciclo de Vida das Organizações:
Namoro
A organização ainda não cresceu;
Existe apenas como idéia;
Dá-se destaque às idéias e possibilidades que o futuro oferece;
É um pouco de pouco falatório e muita ação, o fundador está firmando um compromisso;
O empreendedor é mais focado no produto do que no mercado;
O que provoca então o nascimento da empresa é o compromisso expresso de maneira palpável, assumindo-se um risco;
Quando o risco assumido for substancial, a organização passa ao estagio seguinte de desenvolvimento, a infância.
Infância
Assume-se o risco e a empresa é aberta; O dinheiro torna-se necessário para pagar as contas; O enfoque principal deixa de ser as idéias e passa a ser a produção de resultados; Não importa o que as pessoas pensam, agir é o verbo principal; Controle baixo, poucas diretrizes; Flexibilidade alta; Alta centralização; Desempenho inconsistente; Alta vulnerabilidade; A empresa tem a necessidade constante de capital de giro; Como a organização criança está lutando pela sobrevivência as decisões tem que ser tomadas prontamente. A empresa é gerenciada crise a crise; Desse modo as pessoas trabalham voltadas para as tarefas a serem realizadas, não há tempo para pensar, pois todos estão ocupados fazendo coisas; Uma organização deixa de ser criança quando a sua situação de caixa e suas atividades começam a se estabilizar. Uma vez estabilizada, a empresa passa então para o estagio Toca-Toca.
Toca-Toca
Chegamos a um estagio em que a idéia já está em funcionamento, em que a empresa já resolveu o seu fluxo de caixa negativo e em que as vendas estão aumentando;