Biografia de otto de oliveira lara resende
"Eu estava convencido de que tinha vindo ao mundo para escrever, para lutar com as palavras, por mais vã que fosse essa luta".
- Nasceu no dia 1°. de maio de 1922 Em São João del Rei, Minas Gerais.
- Pai: Antônio de Lara Resende Era professor, gramático e memorialista, além de legítimo representante da Tradicional Família Mineira
- Mãe: D. Maria Julieta de Oliveira Teve 20 filhos, dos quais Otto era o quarto.
- Morreu em 1988, com 94 anos de idade Fundou seu próprio colégio em São João del Rei, o Instituto Padre Machado, que teve como aluno, entre outros, o futuro escritor João Guimarães Rosa. O Instituto foi transferido para Belo Horizonte quando a família para lá se mudou, em 1938. Professor de Português e Francês.
- Em 1938, Benone Guimarães, um dos professores do colégio, estreou como jornalista, tendo desempenhado as funções de "gerente", eleito por voto secreto, do jornalzinho feito pelos alunos. O professor Benone dirigia o jornal, orientava os colaboradores e exercia as funções de copidesque, pois não permitia de forma alguma a publicação de algo que julgasse impróprio. Com ele, tiveram início as agruras de Otto Lara na imprensa. Não se vendo nos textos publicados, após terem sido alterados pelo rígido professor, o autor chegou a inventar um pseudônimo, que mais era um trocadilho do que qualquer outra coisa: Oh Tu!
- Por influência de Benone, tornou-se um leitor voraz de Machado de Assis. "A descoberta de Machado de Assis, de sua visão cética, amarga, de sua ironia, de seu sense of humour, desvendou um mundo para mim. Aos catorze, quinze anos, eu talvez fosse mais amargo e mais pessimista do que Machado...".
- Aos 14 anos o biografado já era professor de Francês, que aprendeu por conta própria.
- Em 1938 Otto, no esplendor de seus 16 anos, muda-se com a família para Belo Horizonte, onde morou por sete anos.
- Conhece Fernando Sabino e juntos aderem à causa