Biografia de Fernando Sabino
Fernando Sabino (1923-2004) nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 12 de outubro. Filho do procurador e representante comercial Domingos Sabino, e Odete Tavares Sabino. Em 1930, após aprender a ler com a mãe, ingressa no curso primário do Grupo Escolar Afonso Pena. Com 12 anos incompletos, em 1935, torna-se locutor do programa infantil "Gurilândia" da Rádio Guarani de Belo Horizonte. Frequenta o Curso de Admissão de D. Benvinda de Carvalho Azevedo, no qual adquire conhecimentos de gramática que lhe serão muito úteis no futuro em sua profissão. Ingressa no curso secundário do Ginásio Mineiro, onde demonstra grande interesse pelo estudo de Português.
Suas primeiras tentativas literárias sofrem influências dos livros de aventuras que vive lendo, principalmente Winnetou, de Karl May, e dos romances policiais de Edgar Wallace, Sax Rohmer e Conan Doyle, entre outros. Nessa época, por iniciativa do irmão Gerson, tem seu primeiro conto policial estampado na revista "Argus", órgão da Secretaria de Segurança de Minas Gerais. Passada a primeira emoção vem o desapontamento: o nome do autor, na revista, consta como sendo Fernando Tavares "Sobrinho".
Em 1938, ajuda a fundar um jornal chamado "A Inúbia", no Ginásio Mineiro. Ao final do curso, embora desatento, levado e irrequieto, conquista a medalha de ouro como o primeiro aluno da turma. Começa a colaborar regularmente com artigos, crônicas e contos nas revistas "Alterosas" e "Belo Horizonte". Participa de concursos de crônicas e de contos, obtendo seguidos prêmios.
Em 1939, bate vários