pais
TRABALHO DE GEOGRAFIA
SÃO MIGUEL DOS CAMPOS-AL
14 DE MAIO DE 2014
ESCOLA ESTADUAL ANA LINS
ALUNA:
JULLIA HELENA Nº15
TRABALHO DE GEOGRAFIA
TRABALHO DIRIGIDO
A MATERIA DE GEOGRAFIA
E APRESENTADO AO
PROFESSORA DAIANE.
SÃO MIGUEL DOS CAMPOS-AL
14 DE MAIO DE 2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO_____________________________04
DESENVOLVIMENTO______________________05
BIBLIOGRAFIA____________________________07
INTRODUÇÃO O livro "O Homem Nu" é uma coletânea de contos do escritor mineiro Fernando Sabino, cujo conto de destaque é justamente o que dá nome ao livro. A história retrata o cotidiano de um casal que se encontra em débito com um vendedor, e a solução encontrada para evitá-lo é não abrir a porta em nenhuma hipótese. A esposa entra no bainheiro e o homem (que está nu) resolve buscar o pão no lado de fora. Para a sua surpresa (e para a diversão de nós leitores) uma rajada de vento fecha a porta de seu apartamento, e o homem fica ali "à deriva", completamente nu. Para piorar a sua situação, por mais que o homem bata à porta sua esposa não a abre, seguindo as recomendações do próprio marido.
04
AUTOR
Nascido em Belo Horizonte no dia 12 de outubro de 1923, o escritor e cronista Fernando Tavares Sabino era o último vivo do quarteto mineiro de escritores integrado por Hélio Pellegrino (1924-88), Otto Lara Resende (1922-92) e Paulo Mendes Campos (1922-91). Essa amizade inspirou Sabino a escrever "O Encontro Marcado" (1956), seu livro de maior sucesso.
Além de "O Encontro Marcado", suas principais obras foram "O Homem Nu" (1960), "O Menino no Espelho" (1982) e "O Grande Mentecapto" (1979), que deu a Sabino o Prêmio Jabuti.
Aos 17 anos, ao decidir ser gramático, escreveu uma crítica sobre o dicionário de Laudelino Freire no jornal "Mensagem", e