Curva S
Charbel Atalla Antonio
A “Curva S”, tal como a “Curva ABC”, é outra curva de aspecto particular e característico, representativa de “fatos” do nosso dia-a-dia.
Apresentando a soma acumulada de recursos (materiais, humanos, financeiros, etc.) aplicados na realização de empreendimentos quaisquer, tem tipicamente a forma de um “S”. Simplesmente porque essa é a aparência da soma acumulada (“integral”...) de uma distribuição de “valores” que crescem no início e decrescem próximo ao fim de um período. E isso é o que acontece na maioria dos nossos empreendimentos: numa construção civil, numa montagem industrial, no desenvolvimento de uma tecnologia, etc.
Ela é muito usada e particularmente útil para as atividades de planejamento e controle. Porque fornece uma visão que propicia uma interpretação bastante sensível e prática para ajustes e adequações tanto na fase do planejamento quanto na do controle.
Muito fácil de “construir”. Se você tiver alguma dificuldade com gráficos, leia o artigo “Gráficos em “Excel”- aprenda a fazer em 5 minutos”.
Recomendo analisar / comparar os exemplos das figuras acima para entender bem o que é - compreender - aprender a fazer a Curva S.
Observações
• Observe como a Curva S pouco perde da sua forma característica, mesmo com boas variações nos “recursos / dia” ou com “irregularidades” como é comum ocorrer na prática.
• Observe na figura do “previsto x real” como é facilmente visível – e previsível – o “excesso” de recursos sendo aplicados na Obra, já nas semanas 22, 23...
Artigos relacionados: 5W1H – Plano de Ação; Cronograma em Excel