Curva de titulação da Alanina
Milena S. Pereira & Valriane S. Reis
Bioquímica / Engenharia de Alimentos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professora: Livia Bracht
Resumo – De acordo com experimento realizado foi possível observar, como funciona o mecanismo de tamponamento de soluções ácidas e básicas utilizando o aminoácido alanina. Foi possível notar também como a curva logarítmica de tamponamento é modificada com o acréscimo de acido HCl e da base NaOH. E ainda, como deve ser os procedimentos de calibração do pHmetro.
Introdução
Os aminoácidos em solução aquosa contêm grupos de alfa-carboxila fracamente ácidos e grupos aminos fracamente básicos. Além disso, os aminoácidos ácidos e básicos contêm um grupo ionizável em sua cadeia lateral. Assim, tanto os aminoácidos livres quanto alguns aminoácidos combinados nas ligações peptídicas podem potencialmente agir como tampões (CHAMPE, 1996).
Solução Tampão é aquela solução na qual o pH resiste à mudança quando ácidos ou bases fortes são adicionados.
Para analisar esse efeito de tamponamento em aminoácidos pode-se utilizar a alanina. Alanina é um aminoácido não essencial que contém um grupo carboxila e um amino. Também pode ser classificado como apolar, tem cadeia lateral constituída por cadeias orgânicas com caráter de hidrocarboneto, que não interage com a água (hidrofóbico) (MARZZOCO, 1999).
É através da titulação desse aminoácido com ácido forte e base forte que se analisa como esse se comporta frente a alterações de pH, representado pela curva de titulação que é a representação gráfica do processo , que mostra a variação logarítmica de uma determinada propriedade, geralmente concentração, em função do volume do titulante adicionado.
O objetivo principal do experimento foi verificar o mecanismo de tamponamento realizado pelo aminoácido alanina. Metodologia
Para dar início ao experimento