Curva de crescimento
As leveduras são organismos eucarióticos unicelulares que existem no solo, ar, plantas, frutos e alimentos e que pertencem ao grupo dos fungos.
A Saccharomyces cerevisae é a espécie mais comum, que é conhecida vulgarmente como levedura de padeiro ou da cerveja. É encontrado no centro da Biotecnologia tradicional, pelo seu papel milenar na produção de pão, vinho e cerveja, devido a sua capacidade de produzir álcool (principalmente o etanol, presente em bebidas fermentadas) e dióxido de carbono (que permite a expansão da massa do pão) a partir de açúcares.
Hieróglifos egípcios sugerem que há mais de 5000 anos que a levedura é utilizada em processos fermentativos, quer na produção de pão, quer na de bebidas alcoólicas. Curiosamente, só em 1857, Louis Pasteur provou que a fermentação resulta da ação de organismos vivos.
Saccharomyces cerevisiae é um microrganismo aeróbio facultativo, isto é, que tem a habilidade de se ajustar metabolicamente, tanto em condições de aerobiose como de anaerobiose. Os produtos finais do metabolismo do açúcar irão depender das condições ambientais em que a levedura se encontra. Assim, em aerobiose, o açúcar é transformado em biomassa, CO2 e água, e, em anaerobiose, a maior parte é convertida em etanol e CO2, processo denominado de fermentação alcoólica (SANTOS et al 2010). As células de S.cerevisiae são elípticas, medindo cerca de 6 a 8 mm de comprimento por 5 µm de largura. Reproduzem-se assexuadamente por brotamento (ou gemulação). A temperatura ótima de crescimento da levedura é 20 – 30°C, e pH ótimo 4,5 – 5,5.
O conhecimento da cinética de um processo ou da cinética de crescimento microbiano é importante industrialmente, pois permite a análise de perigos e pontos críticos do processo; previsão de eventos fora do processo; determinação de vida-de-prateleira; análise de risco (RODRIGUES E SANTOS, 2011).
OBJETIVO
O presente relatório tem como objetivo avaliar a cinética de crescimento da levedura Saccharomyces