Curtume de ribeira
A reciclagem de alumínio é o processo pelo qual o alumínio pode ser reutilizado em determinados produtos, após ter sido inicialmente produzido.
No Brasil é um suceso, em primeiro lugar no ranking do indice de reciclagem de latas de alumínio, com 94.4% do material consumido , sendo reaproveitado, onde pode demorrar de 10 anos para se degradar totalmente.
Os problemas de aquecimento global também são amenizados com a reciclagem, já que o processo emite apenas 5% do gás carbonico, que se emite na produção do alumínio primmário.
A reciclagem do alumínio representa uma combinação única de vantagens. Economiza recursos naturais, energia elétrica - no processo, consome-se apenas 5% da energia necessária para produção do alumínio primário -, além de oferecer ganhos sociais e econômicos.
Assim, com a reciclagem do alumínio ganha o país, os cidadãos e o meio ambiente.
Benefícios desta Reciclagem de Alumínio
Econômicos:
Fonte de renda para diversos tipos de mão-de-obra.
-Economia considerável de energia elétrica.
Sociais:
Diminuição da quantidade de lixo nos aterros sanitários.
O meio ambiente é menos agredido.
Políticos
Ajuda na composição do lixo urbano.
Colaboração no estabelecimento de políticas de destino de resíduos sólidos.
RECICLAGEM DO VIDRO
Há milhares de ano, os fenícios descobriram o vidro, ao juntarem areia quente com cinzas. Atualmente, ele é produzido basicamente sílica retirada da areia, misturada com carbono de sódio e carbono de cálcio. Apesar da matéria prima, para a produção do vidro ser barata, sua obtenção traz danos ao meio ambiente, muita energia gasta na extração de areia, muito combustível em seu transporte, mais energia para aquecer os fornos , as altas temperaturas necessárias para a produção destes vidros. Reciclar uma tonelada de vidro, gasta 70% menos energia do que produzi-lo a partir da areia. Ele coresponde a 3% do lixo residencial do país. As garrafas, frascos e potes, quando jogados