Impactos-ambientais-gerados-pelos-curtumes
IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELOS CURTUMES
Me. Georgya Almeida Brito
Professora do Curso de Design de Moda da Faculdade Católica do Ceará georgyakaniak@gmail.com Resumo
O objetivo deste estudo é expor, no que concerne o meio ambiente, os reflexos da mudança dos curtumes dos países de primeiro mundo para o Brasil. Os objetivos específicos são: explicar as etapas do curtimento e o tipo de poluição ambiental gerada em cada etapa e expor os riscos à saúde mais frequentes a que estão sujeitos os operários das fábricas e a população que vive nas proximidades dos curtumes.
Palavras chave: Moda; Ecologia; Curtume.
Abstract
The aim of this study is to expose, regarding the environment, the consequences of changing the leather of first world countries to Brazil. The specific objectives are to explain the stages of tanning and type of environmental pollution generated in each step and explain the health risks that are frequently subject the factory workers and people living nearby tanneries.
Keywords: Fashion; Ecology; Tannery.
INTRODUÇÃO
A história do uso dos têxteis para agasalhar o corpo iniciou com os primórdios e faz parte do processo evolutivo e do progresso da humanidade. Deste a préhistória, o homem sacrificavam animais para se alimentar e suas peles eram transformadas em roupas rústicas, sapatos, portas para cavernas, diversos utensílios domésticos e até velas de embarcações.
Atualmente, cerca de 80 % do couro usado no mundo é empregado na fabricação de calçados. O remanescente é destinado a outros setores, como o automotivo, e também, à produção de artigos de moda, tais como bolsas, roupas, cintos e carteiras (LIGER, 2012).
Gutterres (2014) explica que, nas últimas décadas, houve um aumento mundial na produção de couros e que, concomitantemente a essa prosperidade, ocorreu o deslocamento da base produtiva dos países desenvolvidos para os países
1
9° Colóquio de Moda – Fortaleza