curtume
Ao longo da história são importantes e diversas as utilizações que o homem deu às peles. O homem procurou obter, a partir da pele, praticamente todos os artefatos de que necessitava, tais como: recipientes, vestimentas, armas de caça, artefatos guerreiros e sandálias.
O couro é um produto natural com particularidades decorrentes das condições da criação dos animais e do processo de industrialização do mesmo. A pele animal confere propriedades e características exclusivas ao couro, o qual é até hoje insubstituível por outros materiais.
O Brasil é detentor de um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, é o quinto maior produtor mundial de couros, estando atrás apenas atrás dos Estados Unidos, da Rússia, da India e da Argentina. O país abrange de 10% a 11% da produção mundial de couros. (CETESB, 2005). O Brasil Passou a ser importante exportador de couros na década de 1990. Mas sabe-se que os mais diversos impactos ambientais são causados pelos curtumes (nome dado ao local onde se processa o couro cru), o qual tem por finalidade deixá-lo utilizável para a indústria e o atacado.
Etapas do Processamento do Couro:
Preparação do Couro
A preparação do couro inicia-se logo depois da esfola, onde as peles são bem lavadas e escovadas, para impedir a proliferação de microrganismos. A conservação é feita por imersão em salmoura forte, durante 16 a 20 horas. A operação seguinte consiste numa salga seca, onde as peles são empilhadas e intercaladas camadas de sal entre elas, provocando assim a desidratação parcial do couro, com a eliminação de parte das proteínas solúveis e o aumento da resistência aos microrganismos.
Remolho
Objetiva restaurar a água dos couros sendo a água utilizada nesta fase ligeiramente alcalinizada e contendo desinfetante, facilitando a remoção de sujeiras sangue, soro, sal e algum sebo. Esta operação dura de 1 a 6 horas.
Caleiro e Depilação
É uma das fases iniciais mais importantes do curtimento, onde ocorre a retirada do