Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“RESIDUOS DE CURTUME”
Aluna: Gleubia Costa
Turma:
Belém – PA
13/07/12
1. INTRODUÇÃO
[pic]
Primeiro que tudo, curtume é a indústria que transforma uma pele animal em couro, sendo também entendido como organização econômica que comercializa couro no mercado local e internacional. Vale dizer que os processos pelos quais a pele passa para chegar ao couro, denomina-se curtimento.[pic]
Antigamente utilizava-se algum tipo de sal, sendo o mais comum cloreto de sódio, para um processo simples de desidratação de peles e couros. Vale dizer que nos dias atuais, a substância mais utilizada pelos curtumes é o cromo III, pois este agiliza o processo de curtimento, diminui os custos e torna o couro comercial em escala global. Por outro lado, o cromo é tóxico e necessita de vários anos para sua total absorção pela natureza.
[pic]
couros
Segundo Alice e Regina Figueiredo (2010), “o curtume é uma atividade agroindustrial que segue orientações de gerenciamento administrativo e de gestão ambiental em atendimento a dispositivos legais de âmbitos federal, estadual e municipal, do país, em que se acha instalada”.
[pic]
Curtumes - Fridolino Ritter, de Picada Café-RS
2. CURTUMES NO BRASIL
Cumpre assinalar que o Brasil é o quinto produtor de couros bovinos em escala global, com cerca de 33 milhões de couros, representando 10 a 11% na produção mundial, sendo o Estado do Rio Grande do Sul o maior produtor de couros do país. A indústria brasileira de couro possui cerca de 450 curtumes, sendo a maioria localizados na região sul e sudeste do Brasil, porém há uma tendência de deslocamento para o novo pólo no centro-oeste, por causa não só da relocalização de rebanhos e frigoríficos como também pela existência de incentivos e de outras condições favoráveis nesta região.
[pic]
Em minha ótica vegana, as indústrias de couro