Curtume Cheiro Bom
Deomir Xavier,
“curtume cheiro bom ltda.” peles em couro
Chapecó
2014
Deomir Xavier,
“curtume cheiro bom ltda.” peles em couro
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Economia Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Sistemas de Gestão e Auditoria Ambiental; Recursos Naturais e Fontes de Energia; e Seminário.
Prof(s).: Cristina Célia Krawulski, Kenia Zanetti Molinari, Rosimeire Suzuki Lima, Thiago Augusto Domingos.
Chapecó
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 desenvolvimento: “CURTUME CHEIRO BOM LTDA.” - IMPACTOS AMBIENTAIS 7
3 CONCLUSÃO 27 REFERÊNCIAS 29
1 INTRODUÇÃO
O Brasil, segundo Pacheco (2005), é detentor de um dos maiores rebanhos bovinos do mundo e, conseqüentemente, ocupa lugar de destaque na produção de couros, estando em quinto lugar no ranking internacional.
O Oeste do Estado de Santa Catarina é propriamente uma região onde predomina as pequenas propriedades rurais, com culturas de subsistência. Porém este quadro nos últimos anos tem tomado novos dados, em especial com o investimento no setor primário de produção, ampliando a produção de gados e, com isso, a produção do couro bovino, matéria-prima básica dos curtumes.
O investimento na produção de gado é real e expressiva nesta região, tanto que foi criada a ACBEOSC (Associação de Criadores de Bovinos do Extremo Oeste de Santa Catarina), que atua em uma área que abrange 15 municípios, inclusive Chapecó, e tem como foco, segundo o que declara seu presidente, engenheiro agrônomo Milani Filho (2012), trabalhar para ter matéria prima para colocar a disposição da própria região.
O Município de Chapecó (SC) é um município situado no Extremo Oeste de Santa Catarina, inclusive