Currículo: Questões Atuais
Resenha do Livro, Currículo: Questões Atuais de Antônio Flávio Barbosa Moreira (org.) – Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Este Livro é uma junção de textos de vários autores, que abordam questões teóricas e práticas sobre a formulação e reformulação dos currículos no cenário educacional brasileiro.
“Antonio Flávio B. Moreira discute a repercussão do pós-modernismo no discurso curricular e insiste na preservação da idéia de utopia nesse discurso. Lucíola L.C.P. Santos e José S.M. Lopes problematizaram as influências dos fenômenos da globalização e do multiculturalismo no currículo. Elizabeth F. de Macedo questiona a importância atribuída as novas tecnologias no campo educacional em geral e no currículo em particular. Alfredo Veiga neto analisa o tema da interdisciplinaridade a partir de um ponto de vista pós estruturalista. Sandra Mara Corazza resgata a importância do planejamento curricular na teorização do campo e sustenta que a prática do planejamento pode e deve ser concebida como uma das estratégias políticas das lutas culturais de nossos professores e nossas professoras” ( p. 08).
1. Currículo, utopia e pós- modernidade – Antônio Flávio
O livro começa explicando a influência do pós-modernismo no âmbito curricular educacional contemporâneo. O autor focaliza que é possível inserir idéias do pós-modernismo na teoria crítica do currículo, sem interferir nos ideais da modernidade.
O autor inicialmente explica o significado da palavra currículo nas diferentes sociedades, o currículo era instrumento tanto para “desenvolver os processos de conservação, transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados, como para socializar as crianças e os jovens segundo valores tidos como desejáveis” (p.11).
Segundo o autor, existem várias concepções da palavra currículo, conhecimento escolar e experiência de aprendizagem são os sentidos mais usados da palavra no âmbito