Currículo da Liberdade
Este trabalho tem por objetivo realizar um diálogo entre o filme Escritores da Liberdade (2007) e os capítulos apresentados em aula sobre o livro Teorias de Currículo, das autoras Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo e abordaremos os seguintes pontos: *relação instituição/estudante/docente; *produção cultural; *produção do conhecimento; *ação docente e *cotidiano.
Verdadeiramente podemos afirmar que todos somos diferentes, percebendo claramente tal afirmação desde a natureza até aos mais complexos assuntos pertinentes a sociedade. Esta diversidade marca territorialmente nossos espaços de viver a partir de formas de vida específicas, que se refletem em padrões de comportamento diversos e, às vezes, em tensões e conflitos.
Podermos exemplificar tais diferenças não somente por questões étnicas e raciais, mas também, principalmente pelas diversas culturas existentes e pelas classes econômicas sociais que estão inseridas. Sendo um desafio constante para diversos autores e pensadores conciliar tais diversidades, realizando debates e estratégias para que tal convivência humana seja minimante resolvida. No entanto, acreditamos que tamanha diversidade é essencial para o crescimento do homem, pois no instante em que supomos que aprendemos a respeitar e a conviver com o outro, ou realizamos exercícios que refletem tais ações, valores positivos são inseridos em nosso caráter, beneficiando a todos. Tarefa árdua certamente, que requer gerações de erros e acertos, transformando-se no principal desafio para a humanidade.
A escola nessa perspectiva possui um papel fundamental, que é significativo na formação de novas capacidades, que não sejam necessariamente vinculadas à perspectiva de mercado que domina hoje toda a sociedade. Que não seja, enfim, uma simples preparação para o mercado de trabalho, todavia capaz de produzir uma união entre aptidões, informações e novos saberes. Transmitindo valores como solidariedade, trabalho coletivo, ética, que