curriculum na educação infantil
Pensar em currículo é pensar, refletir sobre o que trabalhar com as crianças de educação infantil e daí envolvem pensar em várias questões:
Quem são as crianças?
Como elas aprendem?
O que deve nortear minhas escolhas?
Legislação?
Propostas pedagógicas?
Quais as necessidades e interesses dessas crianças?
Quem será protagonista nesta construção?
Pensar nessas questões é pensar currículo.
Organizar um currículo que trabalhe com a criança de 0 a 5 anos em jornada parcial ou integral, mas que atenda no cuidar e no educar de forma indissociável, que oportuniza diversas experiências, que respeitem a criança como um sujeito de direitos.
O currículo é definido como um percurso, um caminho a ser guiado, visando direcionar e organizar um trabalho educativo, considerando a função da instituição a qual se destina. Sendo um instrumento norteador, deve expressar sempre a filosofia da instituição.
O currículo de educação infantil é o conjunto de experiências culturais de cuidado e educação, relacionados aos saberes e conhecimentos, intencionalmente selecionados e organizados pelos profissionais da educação infantil para serem vivenciados pelas crianças.
Um currículo para educação infantil tem que ter embasamento legal, considerar a realidade sociocultural das crianças, de suas famílias e da comunidade em que a instituição esta inserida, bem como, selecionar conteúdos que ampliem o universo cultural das crianças na perspectiva de sua formação humana.
O currículo é um dos elementos da proposta pedagógica da instituição, devendo ser norteado pelos pressupostos que orientam essa proposta e se articula com demais com os demais elementos nela definidos.
As experiências selecionadas devem envolver tanto os conteúdos relativos aos diversos campos de conhecimentos quanto os saberes relacionados aos valores, atitudes