Departamentalização
1- DEPARTAMENTALIZAÇÃO de uma empresa é a sua divisão em áreas distintas, de acordo com as atividades desenvolvidas em cada uma dessas áreas. Dependendo da nomenclatura utilizada nas empresas, essas áreas poderão ser chamadas de departamentos, setores, centros de custo ou centro de despesas.
VANTAGENS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO: A expressão “unidade operacional”, utilizada citada, significa que, para cada departamento, deve existir um responsável com poder de gestão sobre os custos de sua responsabilidade (gerente, supervisor, chefe). Esse profissional terá uma ação direta sobre os resultados de seus departamentos. Principalmente nas indústrias de grande porte, que fabricam diversos produtos simultaneamente, a departamentalização é de fundamental importância para as devidas atribuições de responsabilidade para cada um dos gerentes dos diversos departamentos. Isso porque, via de regra, a maioria dos processos produtivos implica que o produto transite por vários departamentos produtivos.
Em uma indústria de confecções, por exemplo, a mesma matéria-prima pode transitar pelos seguintes departamentos:
* departamento de fiação do algodão requisitado do almoxarifado;
* departamento d tecelagem;
* departamento de tingimento;
* departamento de acabamento, etc.
Cada um desses departamentos, por sua vez, irá incorrer em gastos próprios do setor, tais como mão de obra direta, horas- máquinas, energia elétrica, materiais indiretos em gastos específicos para a execução de parte do processo de produção.
No entanto, se não houvesse departamentalização,
* como poderia ser controlado o custo incorrido em cada uma das fases do processo produtivo?
* como a diretoria poderia avaliar o desempenho e a eficiência de cada um dos departamentos?
*de que maneira o setor de Recursos Humanos poderia atribuir prêmios por bons desempenhos profissionais aos funcionários de cada departamento?
* como a controladoria poderia constatar casos de