CURRICULO REAL
Currículo é uma listagem com tudo o que a escola pretende ensinar. Nele pode conter informações sobre como vai ser esse processo de aprendizagem, avaliações e quando vai acontecer.
Organiza-se a relação de matérias e coloca na sequência correta, informando qual vai ser trabalhada com os alunos de cada período ou série, dando assim uma direção para os professores trabalharem, sem que nenhuma matéria fique sem apresentação. E uma dessas bases fortes são os livros didáticos, que uma vez todos os alunos em rede territorial tendo acesso a eles, terão a mesma grade de matérias a serem estudadas naquele ano letivo.
Currículo Real significa ação, é tudo aquilo que é realizado em salas de aula. É a prática do professor com seus alunos em trabalhar o plano de aula realizado. E é claro que sempre devemos estar reciclando nossos conhecimentos, pois várias mudanças acontecem ao decorrer do tempo, e devemos estar sempre atualizados.
O currículo oculto é tudo o que se manifesta no espaço escolar, são simbologias que preparam, ou melhor, forma este ambiente. E ele possui um conceito de grande valor, pois podem ser discutidos assuntos como, preconceito de cor, de classes, religião e regras de comportamento, sem mesmo apontá-los em seu currículo.
Já o currículo prescrito, são as propostas pedagógicas de uma escola impostas pelo sistema de ensino como a LDB, podendo também ser concluída como um conjunto de decisões de normas que são feitas em secretarias federais, estaduais, e municipais de educação. Este currículo é inverso do currículo real, pois não é constituído pela comunidade escolar.
Enfim, este currículo transmite uma cultura lógica que deve ser reproduzida para todos os alunos em rede territorial, e cabe aos professores executá-lo como vem estruturado.
Precisamos reconhecer que nem sempre o currículo prescrito, que são as normas a serem seguidas, são aplicadas efetivamente em sala de aula ou ambiente escolar, como podemos citar