Curriculo
CURRÍCULO
Um dos objetivos da escola é promover o desenvolvimento dos sujeitos e a interação social destes. É na escola que ocorre um processo de humanização – apesar de tal processo não ocorrer somente neste espaço. E neste processo de humanização, as interações entre professores e alunos se tornam necessárias, pois é o professor o responsável direto pela mediação de tal processo no espaço escolar.
Um currículo preocupado com os reais objetivos da escola, se preocuparia também, em possibilitar tais acessos, viabilizando situações de aprendizagens a partir deles. O currículo também deve estar atento à diversidade, ser orientado para inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e do conhecimento, pois hoje a diversidade é recebida na escola – ainda que de forma inadequada e despreparada. Portanto, é necessário que o currículo atente a todo tipo de diversidade.
Portanto, ao imergir os sujeitos em outro universo de bens culturais e de possibilidades de aprendizagem, não significa que a experiência cultural do aluno não deva ser considerada, ao contrário, as concepções de vida dos alunos devem ser utilizadas no processo de ensino- aprendizagem, a fim de que a imersão deles em um universo cultural diverso aja como ampliação de sua visão de mundo.
CURRÍCULO PRESCRITO OU FORMAL
O currículo formal, segundo Perrenoud (1995), controla de certa forma o processo educativo em determinado contexto onde ele é utilizado como balizador das práticas pedagógicas cotidianas e da avaliação. Sendo assim o currículo formal ou prescrito se constitui em documentos que irão orientar o desenvolvimento da educação em determinado ambiente, porém não a determinará. Exemplos disso são as Diretrizes Curriculares para a educação de Jovens e adultos, elas direcionam o ensino para este determinado público, mas não determinam de fato como ele será realizado na prática. Outros exemplos são os Parâmetros Curriculares