Estrutura cristalina
Conformação Mecânica
Daiana de Oliveira
Metalurgia 3
Congonhas 2013
CET-Centro de Educação tecnológica
Conformação Mecânica
Trabalho apresentado ao professor Glicério na disciplina de Conformação mecânica.
Daiana de Oliveira Ferreira
Congonhas,09 de abril de 2013
Introdução
Neste trabalho falarei sobre os conceitos de Deformação Elástica e falarei um também pouco sobre a lei de Hooke.
Deformação Elástica
Esse tipo de deformação é provocado por uma tensão ou variação térmica.
Toda Deformação Elástica acontece por meio de uma tensão não proporcional. Esse tipo de deformação é reversível, pois uma vez retirada a tensão que ocasionou a deformação, o material volta ao normal.
Os efeitos das molas são considerados deformações plásticas. As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado.
Vale lembrar que a deformação sofrida por uma mola é diretamente proporcional à intensidade da força que a provoca. A deformação também ocorre quando há uma variação térmica que altera a forma de um corpo.
Existem três tipos de deformações por tensão: deformação transitória ou elástica, deformação permanente ou plástica e ruptura.
Na deformação elástica, o corpo é submetido a uma força que não supera a tensão de elasticidade, demonstrada pela Lei de hooke, por isso o corpo retoma seu estado inicial.
A Lei de Hooke
Existe uma grande variedade de forças de interação, e que a caracterização de tais forças é, via de regra, um trabalho de caráter puramente experimental. Entre as forças de interação que figuram mais freqüentemente nos processos que se desenvolvem ao nosso redor figuram as chamadas forças elásticas, isto é, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformações. Por este motivo é interessante que se tenha uma idéia do comportamento mecânico dos sistemas elásticos. Não conhecemos corpos