A reforma protestante
Para entendermos a Reforma Protestante precisamos voltar um pouco no tempo e conhecer os motivos pelo o qual a Reforma se tornou necessária.
Bom em Cristo a igreja foi estabelecida, Ele veio viveu entre nós fundou a sua igreja foi crucificado ressuscitou e foi ao assunto céu deixando-nos o consolador que usaria os discípulos para dar continuidade ao trabalho que Cristo havia iniciado.
Os discípulos inspirados pelo Espírito Santo estabeleceram princípios, lançaram os fundamentos pelos quais a igreja deveria seguir, nesse período da história havia grande perseguição contra os cristãos.
Pois se dizia que eles queriam tumultuar o mundo com uma nova religião.
Falavam que eles haviam virado o mundo de ponta cabeça tamanha era a revolução que o Cristianismo propunha para o ser humano que era escravizado e oprimido pela religiosidade carregada de dogmas e costumes cheios de tradição (Atos 17.6).
O povo era escravo por pelo menos três formas:
- Escravizados pela religião judaica e suas tradições
- Escravizados e oprimidos pelo governo do Império romano
- Escravizados e condenados pelo pecado
Foi se passando os anos e a igreja foi ganhando força, foi crescendo e quanto mais era perseguida mais ela crescia e Deus operava grandes milagres e muitos se convertiam a Jesus.
Passado alguns séculos por volta do ano 390 dC, assume o Império romano um homem chamado Constantino que tinha diante dele uma guerra, pois ele como todo imperador romano tinha em seu DNA a mania de conquistar reinos, pois queriam dominar o mundo e serem donos de tudo.
A igreja ainda sofrendo grande perseguição e como conta a história em uma das noites em que antecedia a batalha que os romanos teriam pela frente.
Constantino teve um sonho e nesse sonho ele teve uma visão ou revelação de que com o símbolo da cruz ele venceria a batalha, então ele acorda e manda gravar o símbolo da cruz nos escudos e fardas de todos os soldados romanos e vão a batalha