ATPS DE PROCESSOS GERENCIAS ETAPA 4
O controle pode ser tratado sob o ponto de vista do terceiro significado, isto é, como parte do processo administrativo. Assim, o controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção seja, bem-sucedida.
O controle é um esforço sistêmico de estabelecer padrões de desempenho com os objetivos de planejamento, proteger sistema de informações, compararem desempenho efetivo com estes padrões pré-determinados, determinar se existem desvios de medir sua importância e tomar qualquer medida necessária para garantir que todos os recursos estejam sendo usados de maneira eficaz e eficiente possível, para que se alcancem os objetivos da empresa.
Esse controle pode ser organizacional, onde os métodos avaliam o desempenho geral da organização, padrões de medidas como a lucratividade, crescimento, retorno sobre os investimentos, formas de corrigir falhas para se atingir os objetivos.
Também existe o controle operacional, que envolve o desempenho diário, onde caso tenha algum erro, pode-se corrigir imediatamente, a fim de que se atinjam os padrões desejados.
Com uma visão ampla e generalizada, o controle influencia e assessora todos os outros departamentos da empresa, onde as informações são geradas e colocadas a disposição dos executivos para a tomada de decisões. Elabora mensalmente relatórios complexos de analise da performance da gestão, por segmentos, setor e produtos, recomendando e orientando quanto a execução dos processos de forma que salvaguarde o capital e atinja os objetivos institucionais.
Éticas
É de extrema importância a compreensão do ambiente em que se vive para
perceber as implicações éticas no mundo dos negócios e, especificamente, os
desafios em relação à compreensão da responsabilidade de um administrador.
A eventual mudança dos paradigmas é uma realidade, mas nem todos os empresários tem o devido discernimento para