culturas organizacionais
Todo grupo social precisa resolver dois problemas principais: convivência de seus integrantes e adaptação ao mundo exterior. A adaptação ao mundo exterior compreende as relações com outros grupos e a sobrevivência. Uma das formas de entender como os grupos resolvem esses problemas é a analise da cultura. Segundo Edgar Schein, cultura é um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar. O estudo da cultura, assunto da antropologia, é utilizado para entender as organizações. Todas as organizações desenvolvem uma cultura. A linguagem é o elemento mais simples e mais explicito da cultura, todos os grupos desenvolvem essa linguagem dando inicio aos idiomas.
Componentes da cultura Organizacional
A Analise é uma tarefa complexa, nem todos os seus componentes são observáveis. É preciso distinguir os componentes que são observáveis diretamente daqueles que requerem exame profundo. Os componentes que se situam no nível mais alto são os que poder observar diretamente, os componentes que se situam nos níveis mais profundos são mais difíceis de analisar.A cultura de qualquer grupo social abrange os seguintes componentes principais: artefatos, tecnologia, costumes, linguagem e valores.
Artefatos
Os artefatos compreendem a arquitetura, os veículos, as roupas, os produtos que as pessoas usam. As organizações se diferenciam uma das outras pela arquitura, o mesmo ocorre com as empresas cada uma possui uma maneira, os hábitos e as atitudes entre as atitudes, organização, qualidade e outros aspectos mostra como cada espaço é utilizado dentro da instituição. Todos os tipos de expressão, como a maneira de se vestir fazem parte da cultura organizacional. A primeira impressão que os visitantes ou novo funcionário recebe é produzida por esses componentes mais visíveis da cultura da organização.
Tecnologia
Tecnologia é o repertorio de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas. Cada vez que