engenheiro civil
Os simuladores de tráfego são equipamentos que tem a finalidade de realizar em curto espaço de tempo a determinação da vida útil do pavimento através de ensaios acelerados, ou seja, permitem testar seções típicas de estruturas de pavimento, em escala real, porém de maneira acelerada. Apesar de não produzirem fatores climáticos, como temperatura, umidade e insolação.
Esse simuladores de tráfego são aplicados em pequenas seções se comparadas as dimensões da estrada, porém em condições de escala real quanto aos materiais, com aplicação acelerada de cargas predefinidas, reduzindo o tempo necessário para desenvolvimento de variações na serventia.
Os simuladores de tráfego são divididos em três grupos:
• Simuladores de tráfego de pequeno porte ou de laboratório;
• Simuladores de tráfego de médio porte;
• Simuladores de tráfego de grande porte.
1. Simuladores de Tráfego de Pequeno Porte ou de Laboratório:
São simuladores de tráfego de pequeno porte, para laboratório, onde desempenham papeis complementares aos simuladores de pistas experimentais. São ensaios acelerados, capazes de estimar em poucas horas o comportamento de uma mistura de concreto asfáltico no final de sua vida de projeto.
Estes ensaios acelerados em laboratório para estudo do fenômeno da deformação são de certa forma, bastante aproximados das condições reais de solicitações sofridas pelo revestimento, e os resultados obtidos podem prover um critério de seleção de dosagem de misturas sob este aspecto.
Um exemplo de simulador de tráfego de pequeno porte ou de laboratório é o da Escola Politécnica da USP, onde apresenta as seguintes características:
A simulação é feita sempre com dois corpos de prova por vez;
Ciclos de 1 hz;
Aceleração máxima de 10m/s2;
Pneu 400x8, inflado com pressão de 0,6Mpa;
Carga no eixo de 5,0 KN;
Amplitude da roda de 205mm;
Movimento da roda ao longo do eixo da placa são aplicados no centro da placa por aproximadamente 0,1s;