Cultura e clima organizacional
“Entendemos a cultura organizacional como um conjunto de representações imaginário sociais, construídas e reconstruídas nas relações cotidianas dentro da organização, que são expressas em termos de valores, normas, significados e interpretações, visando a um sentido de direção e unidade, e colocando a organização como fonte de identidade e de reconhecimento para seus membros.” Maria Ester de Freitas.
“Cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.” Edgar H. Schein
Ricardo Luz coloca de uma forma bastante prática que cultura organizacional é o conjunto de atributos físicos e psicossociais de uma organização que caracteriza o seu modo de ser e determina sua identidade.
Valores: É a importância que as organizações dão pra determinadas coisas dentro da empresa. Eles demonstrar as prioridades e o que vai sustentar suas ações.
Importante ressaltar a necessidade dos valores descritos estarem coerentes com a prática, os que nem sempre vemos nas organizações.
Ritos/Rituais: São “cerimônias” que ocorrem dentro das organizações, que podem envolver desde comemorações, até ações como a integração de novos colaboradores.
Mitos: São figuras imaginárias usadas para reforçar algumas crenças organizacionais.
Tabus: são voltados para as questões proibidas pela organização, nem sempre muito explicitadas, mas que são presentes.
Alguns fatores que influenciam na cultura organizacional:
FUNDADORES: Deixam sua marca na empresa, principalmente referente crenças e valores;
RAMO DE ATIVIDADE: Alguns ramos são mais formais, mais exigentes, com mais tecnologia e outros não, isso com certeza irá impactar na cultura de uma empresa.