Clima e cultura organizacional
1) INTRODUÇÃO.
O presente trabalho tem como base a cultura e o clima organizacional , e o entendimento de sua importância dentro das organizações buscando avaliar a influência nos resultados. Isto porque a cultura consiste no modo real de ser e de fazer a empresa, isto é, na personalidade coletiva, que é constituída a partir do modo como as pessoas agem e pensam em conjunto considerando a organização como um todo.
2) DESENVOLVIMENTO.
PROGRAMAS DE CLIMA ORGANIZACIONAL.
Entende-se por clima organizacional a qualidade ou propriedade do ambiente empresarial que : (a)é percebida e experimentada pelos membros da organização. (b) influencia seu comportamento.
Alguns autores dissertam clima organizacional como sendo " o meio ambiente psicológico" da organização. Nada é menos tangível , nem mais importante na vida organizacional e nas transações interpessoais, do que o clima psicológico. Pois sua existência é tão real e sujeita a alterações quanto o é a do clima físico, embora os componentes que perfazem o clima psicológico , ainda que igualmente identificados , não sejam tão concretos.
Os trabalhos envolvendo clima organizacional destinam-se a identificar quais são os fatores que afetam, negativamente e positivamente, a motivação das pessoas e integram a empresa, assim o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação do moral, e desfavorável quando proporciona a frustração daquelas necessidades. O clima organizacional, no contexto das empresas, influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado.
Segundo Xavier (1986) a análise do clima organizacional, ou das atmosferas psicológicas da organização, é particularmente útil para identificar os fatores que exercem influencia constatável e concreta sobre o comportamento do indivíduo e de grupos na organização.
Podem ser desenvolvidas pesquisas com público interno da empresa, com o intuito de