Cultura surda
Hoje em dia a convivência com as pessoas portadora de deficiência auditiva, se torna cada vez mais uma relação normal do cotidiano, coisa que antigamente não era tão simples e vista com bons olhos, desse modo à relação entre os surdos e as pessoas ditas “normais” ao longo dos anos se tornou algo mais simples e normal aos olhos da população.
Pois hoje em dia podemos ver cada vez mais essas pessoas vivendo em sociedade normalmente e grande parte dela já inclusas no meio social, onde vemos essas pessoas atuando em campos profissionais onde não estávamos acostumados a ver antes. Hoje essas pessoas já trabalham, estudam levam uma vida normal como qualquer outra pessoa, pois essas pessoas buscam viver em sociedade sem nenhuma dificuldade; melhor dizendo que muitas às vezes as dificuldades são colocadas por pessoas “perfeitas”, e essa inclusão é feita de forma gradativa, alongo do tempo.
E essa inclusão só foi possível, pois ao longo dos anos tivemos mais pessoas qualificadas, que possam se comunicar de forma clara e simples entre amigos e parentes, ou até mesmo em seu local de trabalho, escola. Essa comunicação tem que se tornar natural e não ser vista como uma comunicação de pouco, pois essas pessoas vêm conquistando seu espaço a cada dia mais e cada dia uma conquista diferente, essa comunicação não deve ser vista como uma comunicação estranha, e nem ser vista e entendia com olhar preconceituoso. Essa cultura pode ser compreendida através dos estudos e projetos realizados para esse "grupo de pessoas”, sendo que essa uma cultura surda, uma vez que seus membros sejam ouvintes ou não, pois nem toda pessoas com deficiência auditiva é totalmente deficiente auditivo.
Algumas pessoas podem ter parte da audição, mas acha mais simples e fácil a comunicação através das libras, linguagem utilizada pelos surdos, essa linguagem é o principal meio de comunicação entre os surdos.
Com tudo o principal é o respeito com essas pessoas, pois eles merecem e tem