Métodos de extinção
1. Definição de fogo O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.
O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.
1.1 Componentes do fogo
O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima), o comburente (entidade que permite a queima) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.
2. Classes de incêndio
São quatro classes de incêndio; classes A, B , C , D. Foi dividido desta maneira para facilitar a aplicação e utilização correta do agente extintor correto para cada tipo de material combustível.
Ø Classe A: Fogo em materiais sólidos de fácil combustão, que queimam na superfície e profundidade, deixando resíduos e cinzas. Ex: madeira, papel, tecido, fibras, borrachas. Método de extinção - resfriamento.
Ø Classe B: Fogo em combustíveis líquidos que queimam na superfície e não deixam resíduos. Ex: gasolina, álcool, solventes. Método de extinção - abafamento/resfriamento.
Ø Classe C: Fogo em equipamentos elétricos energizados. Ex: computadores, centrais telefônicas, quadros de comando, eletrodomésticos, motores elétricos. Método de extinção - abafamento/extinção química.
Ø Classe D: Fogo em materiais pirofóricos, ou que necessitem métodos especiais de extinção. Ex: magnésio, sódio metálico, titânio. Método de extinção - abafamento/extinção química. (areia seca, pó químico especial, limalha de ferro, carvão em pó).
3. Temperaturas importantes dos gases Ø Ponto de Fulgor: é a temperatura (uma para cada combustível), na qual um combustível desprende vapores suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas não em quantidade