Cultura popular paraense
A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, costumes, artesanatos, folclore, etc. É o que diferencia e classifica um povo, é o que dá o tom e a cor a uma sociedade e abrange um modo de vida. Uma opinião amplamente sustentada é a de que a cultura popular tende a ser superficial. Os itens culturais que requerem grande experiência, treino ou reflexão para serem apreciados, dificilmente se tornam itens da cultura popular.
Ver-o-Peso
Toda a estrutura de ferro do Mercado do Ver-o-peso foi trazida da Europa seguindo a tendência. No século XVII, onde hoje funciona o Mercado Ver-o-Peso, os portugueses instalaram um posto de fiscalização Toda a estrutura de ferro do Mercado do Ver- o -peso foi trazida da Europa seguindo a tendência. O Mercado do Ver-o-Peso, com 385 anos de fundação, é considerado a maior feira livre da América Latina, onde é comercializada uma grande diversidade de produtos regionais, que vão desde o artesanato, pescados, frutas exóticas até às ervas medicinais, constituindo-se num importante ponto turístico e cultural da capital do Estado do Pará, atraindo visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.
Artesanato
O artesanato paraense espelha o contexto cultural do seu povo, do homem da região Amazônica — índio, caboclo, Amazônida — e do seu meio ambiente: floresta, rio, animais, lendas, mitos... Este artesanato está representado por vários ramos — cerâmica, cestaria, talha, objetos de madeira, de ouriço, de cheiro, de conchas, cuias e outros materiais, criando um segmento importante e criativo da nossa cultura, sendo também uma vertente para a economia paraense, muito embora ainda pouco explorada e que não dispõe de uma política governamental específica que atenda os