Projeto grupo de manifestações parafolclóricas
Andrey Bethowen da Costa Pereira
Grupo de Manifestações Parafolclóricas
BELÉM
2010
Grupo de Manifestações Parafolclóricas: A Literatura Folclórica Paraense Através da Dança
Andrey Bethowen da Costa Pereira [1]
I. IDENTIFICAÇÃO
I.I. Delimitação do tema: AS APRESENTAÇÕES DE MITOS E CONTOS PARAENSES COMO: O BOTO, MAPINGUARI, COBRA GRANDE, MATINTA PEREIRA, ETC; ATRAEVÉZ DE DANÇAS FOLCLÓRICAS. I.2. Público: Alunos do ensino fundamental e Médio. I.3. Carga horária: ∞ I.4. Lugar: Escolas das redes Particulares e Públicas.
II. JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como proposta criar e desenvolver o grupo de manifestações parafolclóricas das escolas públicas e privadas, tornando os alunos mais cientes com relação à cultura paraense e mostrando-lhes como a mesma é importante para a nossa sociedade.
A palavra folclore apareceu pela primeira vez, na Inglaterra, quando foi publicado que fatos arrolados como antiguidades populares constituíam em um saber popular. Para designar estes saberes, surgiu à palavra anglo-saxônica “Folklore”. A palavra poderia englobar o conjunto de fatos que constituem os usos, os costumes, as cerimônias, as crenças, os romances e as superstições conservadas pelo povo. Os elementos característicos do folclore são: ➢ Tradicionalidade: vem se transmitindo geracionalmente. ➢ Oral idade: é transmitido pela palavra falada. ➢ Anonimato: não tem autoria. ➢ Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer. ➢ Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato. ➢ Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites. ➢ Espontaneidade: não pode ser oficial nem institucionalizado.