Trabalho
O povo brasileiro é tipicamente mestiço, ou seja, oriundo do contato do branco (português) com o negro trazido da África no período da escravidão, e da relação de ambos com os indígenas (nativos encontrados pelos colonizadores), dessa forma, constrói-se no cenário brasileiro um espaço das multirrelações entre esses povos. Como conseqüência desse processo cultural houve grandes perdas de entidades culturais, mas também provocou um processo de formação de novas manifestações culturais.
A identidade cultural do povo paraense durante anos vem sendo debatida de maneira a minimizar os preconceitos ainda existentes em uma sociedade tipicamente mestiça e oriunda de diversos povos do globo terrestre. Definir essa identidade no presente século é uma tarefa árdua, pois ao longo do tempo surgiram novas manifestações culturais incorporadas pelos povos que aqui fixaram-se.
A globalização no mundo capitalista tem causado no homem atual uma série de descrença nas culturas populares, a diversidade de tecnologias tem minimizado o acesso direto a essas culturas, que durante anos determinadas comunidades lutaram para que esses laços culturais fossem fortalecidos.
Sendo assim é enfático dizer que a cultura popular é um elemento de socialização que está em constante confronto com a cultura tecnológica que ao longo dos anos tem influenciado diversas comunidades, transformando seus hábitos de vida e de comunicação.
Falar de identidade cultural não é simplesmente levar em consideração os costumes atuais, mas estudar as origens de determinas sociedades enquanto representes de uma cultura atrelada aos modos de vivências de seus antepassados. Tratar da construção da cultura paraense é privilegiar os aspectos míticos enquanto influenciadores de socialização.
Com isso fica fácil aderir a um comportamento crítico frente a essas transformações culturais ocorridas no presente século, cabendo ao indivíduo decidir