Cultura Participativa
Caso Josh Groban
A pergunta intrigante é "Por quê?"
(p. 66)
“Páginas da web não tem apenas qualidade: têm qualidades, no plural” (p.73)
Joshgroban.com
Grobanites For Charity
Fundação Groban
O amor acima do dinheiro
Experiência de Edward Deci (1970): quebra-cabeças Soma
“A conclusão do pesquisador foi que a motivação humana não é puramente cumulativa” (p. 68)
Teoria Psicológica: motivações intrínsecas (própria atividade é recompensa) e extrínsecas (recompensas externas)
“O pagamento pode esvaziar outros tipos de motivação” (p.69)
Participação, generosidade, motivação
“Essa malha de retroalimentação de motivações pessoais e sociais se aplica à maioria dos diversos usos do excedente cognitivo, da Wikipédia ao PickupPal e ao Grobanites for
Charity” (p.75)
"Antes, quando a coordenação grupal era difícil, a maioria dos grupos amadores permanecia pequena e informal. Agora que temos ferramentas que permitem que grupos de pessoas se encontrem e compartilhem pensamentos e ações, vemos um estranho e novo híbrido: grupos de amadores grandes e públicos. Os indivíduos podem com mais facilidade tornar públicos os seus interesses, e os grupos podem equilibrar, também com mais facilidade, motivação amadora e grandes ações coordenadas." (p.79)
"Mas a globalização não tem necessariamente a ver com tamanho, e sim com escopo. Agora que a dificuldade de coordenar interações desapareceu, é perfeitamente possível ter uma organização global minúscula. A geografia ainda importa, mas não é mais o principal determinante da participação." (p.79)
Funfics, motivações intrínsecas e ação pública
"Alcançaremos algum dia um novo equilíbrio entre participação amadora e consumo, mas como projetos conjuntos em larga escala e espaços compartilhados não existiam realmente no século XX, temos um longo caminho a percorrer antes de alcançar esse equilíbrio" (p.83)
"Amadores geralmente usam o acesso público não para alcançar a mais ampla audiência possível, mas